Tapurah será sede da VIII Mostra Regional de saúde

Promover aos participantes do evento experiências inovadoras em Atenção à Saúde, dando visibilidade para as ações da Atenção Primária à Saúde. Com este objetivo será realizada nos dias 24 e 25 de maio a 8ª Mostra Regional de Saúde em Tapurah.

Durante o evento será realizado Seminário com apresentação de temas relevantes ao contexto atual da saúde na região Teles Pires; Concurso de exposição de banner pelas equipes de Saúde da Atenção Primária em Saúde dos municípios; Concurso de exposição de banner pelas Instituições de Ensino com cursos na área da saúde participantes da Comissão de Integração Ensino Serviço – CIES da Região Teles Pires; Concurso de apresentação Oral de trabalhos realizados pelas equipes da Atenção Primária em Saúde dos municípios; Concurso de apresentação Cultural de atividades artísticas realizadas pelas da Atenção Primária em Saúde dos municípios; e Concurso de stander temático com experiências inovadoras dos 14 municípios da região.

Conforme o secretário municipal de saúde de Tapurah e vice-presidente regional do COSEMS/Teles Pires, Marcos Antônio Norberto Felipe são esperados 500 participantes de todos os municípios que compõem a região Teles Pires de Saúde. Segundo ele, nesse evento a equipe do Escritório Regional de Saúde de Sinop, pensando em dar visibilidade e credibilidade às ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde da Região de Saúde, que atuam junto à Atenção Primária e Vigilância em Saúde, ampliando o interesse em desenvolver em seus municípios, experiências aplicadas às políticas de saúde existentes, de modo que essas iniciativas, bem como seus resultados, possam ser apresentadas, de forma sistematizada à comunidade.

“Dessa maneira, estaremos oportunizando aos municípios refletir sobre algumas das muitas iniciativas do cotidiano com ferramentas que possam subsidiá-los no tocante a adoção de experiências inovadoras, tendo como base os resultados já alcançados em outros municípios da região”, disse.

A Mostra Regional de Saúde, também contará com a participação de instituições de ensino, da região que oferecem cursos na área de saúde, sejam eles técnicos ou de nível superior. Essas instituições apresentarão a toda comunidade o resultado de experiências desenvolvidas pelos alunos, com o subsídio do corpo docente de cada intuição. Busca-se, com essa iniciativa, aproximar as instituições de ensino da comunidade e promover o intercâmbio intelectual entre acadêmicos e profissionais de saúde.

“A Atenção à Saúde atua de forma direta nos possíveis focos de vulnerabilidade da rede municipal de saúde, tanto na atenção primária, quanto na média e alta complexidade. Mas para que possamos obter resultados satisfatórios nessas ações é preciso que haja também uma integração entre os vários departamentos de uma secretaria municipal de saúde promovendo aperfeiçoamento das práticas profissionais, valorizando seus saberes e experiências com as equipes, em respostas aos desafios próprios da complexidade do trabalho em saúde”.

O município de Tapurah sediará o evento disponibilizando além da sua organização, espaço para o stander´s dos municípios, alimentação e alojamento para os profissionais de saúde dos municípios.
Os municípios participantes são Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here