2º Festival Cultura de Ta2º Festival Cultura de Tapurah será nesta sábado dia 29 de junhopurah será nesta sábado dia 29 de junho

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura realiza neste sábado dia 29 de junho, o 2º Festival Cultural de Tapurah, será no campo Suíço da Praça da juventude, começa às 17h30. Com atrações culturais desenvolvidas durantes as oficinas e a grande atração da noite será a apresentação do grupo folclórico Flor do Campo.

O grupo Flor do Campo foi fundado por Dona Matilde, nascida em 06 de março de 1955, e como legitima cuiabana, aprendeu a dançar o Siriri desde que se entendeu por gente, afirma com orgulho! O Flor do Campo nasceu, em um dos lugares mais raíz de Cuiabá, a Ponte do Coxipó que foi palco nascedouro. Lá estavam Dona Matilde, juntamente com seus pais, sua irmã e amigos como os mestres da cultura popular Luiz Marques, Domingas, Antônia e seu Candí, pessoas que na década de 80 incentivaram a criação do Grupo. Por sugestão de Seu Luiz, e por morarem mais afastados de Cuiabá, o Grupo recebeu o nome de Flor do Campo, que foi acatado por dona Matilde e sua gente, e oficialmente em 08 de março de 1982, brota o que hoje ainda floresce.

O grupo Flor do Campo traz como figura lendária o Boi a Serra. Esta representação folclórica está presente no Siriri Cuiabano, principalmente como uma brincadeira nas rodas de siriri e vem sendo passado por várias gerações. Diante desta representação folclórica, fazemos uma homenagem ao pantanal mato-grossense, evidenciando-o como uma de nossas maiores riquezas. E assim trazemos o nosso boi como o Rei do Pantanal, passando pelas brincadeiras de rodas e a música tradicional do “Boi tá brabo no curral”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here