Campanha de Vacinação Contra o Sarampo começa segunda-feira em Tapurah

Vai começar na próxima semana mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Em Tapurah, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a ação entre 10 de fevereiro e 13 de março, com objetivo de imunizar crianças e adolescentes com idades entre 5 e 19 anos. O dia D da vacinação acontece dia 15 de fevereiro, na Sala de Vacina Centralizada.

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano começa no próximo dia 10 (segunda-feira). Deverão se vacinar crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo. A imunização está disponível na sala de vacina.

Campanha

A campanha atual tem como foco a imunização de crianças a partir dos cinco anos e jovens até 19 anos. A ação é complementar as anteriores que contemplaram outras faixas etárias.

Doença

O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.

A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para morte. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar o contágio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here