Educação realiza nas escolas municipais teste de aceitabilidade e avaliação nutricional e todas as crianças da rede

A Secretaria de Educação, juntamente com o setor da Alimentação Escolar estão realizando em todas as escolas da rede municipal de ensino avaliações da aceitação de aceitabilidade da alimentação escolar e avaliação nutricional dos 1.680 alunos. O objetivo é avaliar se os alimentos e preparações estão sendo bem aceitos pelos escolares, de modo a evitar o desperdício e verificar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar bem como a saúde nutricional dos alunos.

A alimentação adequada e saudável em idade escolar é de fundamental importância, pois auxilia no crescimento, no desenvolvimento, na aprendizagem e no rendimento escolar. A alimentação escolar deve atender às necessidades nutricionais dos escolares e suas preferências alimentares.

Segundo a Nutricionista, Janaina Woicichoski diversos testes de aceitabilidade serão realizados, a fim de medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos alunos da rede municipal. “Começamos com a degustação, após isso eles preenchem a ficha e depois fazem a votação, por final contabilizando a aceitação dos alimentos por parte dos alunos. Através desses testes, será possível realizar um levantamento de aceitabilidade máxima, parcial e mínima, de acordo com as faixas de ensinos (creche, infantil e fundamental). Então após essas etapas, o cardápio passará por alterações ou inclusões de novos alimentos”, finalizou Janaina.

Estudos apontam que a aceitação de um alimento pelos alunos é relevante para determinar a qualidade do serviço oferecido pelas escolas, no que compete ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na aquisição de gêneros alimentícios desprezados. Para avaliar a aceitação de algum tipo de alimento, o teste de aceitabilidade é uma ferramenta fundamental, pois sua execução é fácil e permite a verificação da preferência média dos alimentos ofertados.

Aliado ao teste de aceitabilidade, as escolas também realizam a Avaliação Nutricional de todas as crianças da rede municipal. Os pais foram avisados de que em uma data pré estabelecida, aconteceria na escola a pesagem dos alunos, a pesagem e medição do IMC. A pesagem é feita nas unidades escolares e o acompanhamento foi definido em cronograma de visitas. O objetivo da é verificar o peso das crianças, as alterações de sobrepeso e encaminhar os alunos para o tratamento caso aja necessidade.

Para a Secretária de Educação, Esportes, Lazer e Cultura, Geovania Melchior Cesca os teste e avaliações são necessários. “Temos uma importância fundamental nesse processo, afinal as crianças passam grande parte do seu tempo nas escolas e creches. Com a ação queremos preservar a saúde deles. A avaliação será feita por uma nutricionista que calculará o IMC e quem estiver alterado, será indicado para uma consulta médica e nutricional, já o teste de aceitabilidade podemos observar melhor os gostos e preferencias dos alunos para que possam ter sempre uma alimentação saudável”, finaliza a Secretária.

Maurício Dalepiane
Assessor de Comunicação – Prefeitura de Tapurah – MT
Jornalista DRT 2047/MT
(65) 99285.0608
(66) 3547-3600

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here