Escolas municipais encerram a semana do Folclore brasileiro com atividades e apresentações em Tapurah

A Semana do Folclore é comemorada entre os dias 19 e 23 de agosto em todo o Brasil, em Tapurah as escolas da rede municipal de educação realizaram durante toda a semana atividades e apresentações alusivas ao dia do Folclore brasileiro com muitas danças, apresentações e teatros.

Na C.M.E.I. Criança Feliz as professores realizaram um grande teatro com as principais lendas folclóricas brasileiras, entre elas o Saci Pererê, a Vitória Regia, Curupira e Lobisomem, numa apresentação divertida e que encantou os pequenos.

Já na Escola Criança Feliz, cada professora realizou em sala de aula atividades que despertassem nas crianças a curiosidade para saber mais sobre os personagens do folclore, entre eles a sereia Yara e o Boi Bumbá.

Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país. O folclore do Brasil é formado com base na mistura de tradições típicas das várias culturas que formam a identidade na nação, com destaque para a portuguesa, indígena e africana.

Além das histórias, costumes e lendas de personagens criados a partir da cultura popular desses povos, o folclore brasileiro também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes que eram transmitidos oralmente entre as diferentes gerações. Devido a diversidade cultural do país, o Brasil tem um folclore muito rico. No entanto, apenas a partir do século XIX é que começou a ganhar importância e destaque por parte de autores e intelectuais.

O Brasil celebra o Dia do Folclore em 22 de agosto, data esta que costuma ser celebrada principalmente nas escolas de todo o país.

Maurício Dalepiane
Assessor de Comunicação – Prefeitura de Tapurah – MT
Jornalista DRT 2047/MT
(65) 99285.0608
(66) 3547-3600

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here