HemoBus realiza coleta de doação de Sangue e cadastro de Medula Óssea em Tapurah nesta quarta e quinta.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Tapurah e o Hemocentro-MT, irá realizar a vinda 1ª vez em Tapurah do HemoBus, que realizará coleta de doações de sangue e cadastros de pessoas para doação de medula óssea. Será nos dias 25 e 26 de setembro na rua ao lado ao Hospital Municipal de Tapurah.

O Prefeito Iraldo Ebertz faz um convite a população tapuraense.” Gostaríamos de pedir com todo carinho, quem puder fazer a doação, tanto de sangue quanto o cadastro da medula óssea, que compareça ao Hemobus, vamos ser solidários, pois o doador, quando se cadastra pode ser chamado para realizar a doação de medula óssea para um paciente em qualquer lugar do Brasil e do mundo.” Finaliza o prefeito.

Para o cadastramento da medula óssea, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária à coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante. Estes dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, você será contatado para realizar outros testes.

De acordo com o Secretário de Saúde, Marco Felipe, explica que “As doações de sangue que iremos realizar é uma forma do município retribuir as inúmeras bolsas de sangue que já salvaram, salvam e continuam salvando vidas dos nossos pacientes pacientes que necessitam destas doações, é importante que a população participe.” Reforça convite o secretário.

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

– Ter entre 18 e 55 anos de idade

– Estar em bom estado de saúde

– Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite)

– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

Critérios para doação de sangue:

·Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. (Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;

·Pesar no mínimo 50 kg;

·Estar alimentado;

·Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar 2 horas;

· Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas;

· Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here