Novidades tornam alimentação escolar de Tapurah mais colorida e saudável

A variedade de cores na alimentação garante uma refeição rica em qualidade e quantidade de nutrientes para o bom funcionamento do organismo, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, através do departamento de Nutrição e equipe da Panificadora Municipal, desenvolveu e produziu receitas de pães coloridos e cucas de frutas para inserir no cardápio da alimentação escolar.

Pães de espinafre, cenoura, beterraba e até de abóbora foram criados e produzidos pela equipe de Apoio a Nutrição Escolar em oficina culinária realizada na Panificadora Municipal, situada dentro do CCT – Centro de Cidadania e Transformação, local onde acontece a produção de toda a alimentação destinada as escolas municipais de Tapurah. O objetivo é estimular hábitos saudáveis nas crianças e adolescentes por meio de ações de educação alimentar e nutricional.

Um cardápio saboroso, balanceado e nutritivo irá conquista cada dia mais o paladar dos estudantes da rede municipal de ensino. Frutas, verduras, legumes, hortaliças, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras fazem parte da alimentação escolar e incentivam os bons hábitos alimentares e privilegiam os produtos locais.

Diariamente, cerca de 2 mil alunos são atendidos. O cardápio é baseado nos princípios e diretrizes que promovem a alimentação escolar saudável e adequada em conformidade com a faixa etária, estado de saúde e necessidades alimentares específicas.

“A alimentação escolar é preparada com produtos saudáveis e variados, com tipos e quantidades adequadas às diferentes fases da vida. O que estamos fazendo neste ano é aprimorá-la ainda mais. Quanto mais colorido for o prato, mais vitaminas, minerais e fibras ele vai ter, auxiliando na formação de bons hábitos alimentares e consequentemente, promovendo a melhoria das condições de saúde”, explica a nutricionista Janaina Woicichoski.

Na CMEI Monteiro Lobato, por exemplo, as crianças recebem 04 refeições diárias que incluem café da manhã, almoço, lanche da tarde composto por frutas e jantar. A Secretária de Educação Geovania Cesca avalia a merenda como nutritiva e saborosa. “Nós servimos as nossas crianças com os alimentos que o organismo precisa diariamente, como feijão, carnes, saladas e até carne suína. O que mais me chama a atenção é o sabor dos alimentos que são preparados. Temos a garantia da qualidade e os pais sabem o que está sendo preparado e servido”, destaca Geovania.

O Prefeito Iraldo Ebertz destaca que o investimento constante na educação sempre foi e será uma prioridade da administração. “Vamos nos esforçar para aprimorar cada vez mais nossos índices de excelência, dando mais qualidade de vida aos alunos.”, ressaltou o prefeito.

Maurício Dalepiane
Assessor de Comunicação – Prefeitura de Tapurah – MT
Jornalista DRT 2047/MT
(65) 99285.0608
(66) 3547-3600

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here