Projeto Tapurah Capacitar realiza palestras nas escolas sobre Educação Ambiental

Projeto Tapurah Capacitar realiza palestras nas escolas sobre Educação Ambiental
Aconteceu em Tapurah nos dias 26 e 27 de setembro através do Projeto Tapurah Capacitar, palestras sobre educação ambiental na Escola Estadual Candido Portinari e na Escola Municipal Vinicius de Moraes. A ação é uma parceria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com o município de Tapurah.

Alunos das escolas puderam assistir palestras educativas da engenheira ambiental Kamyla Bicalho, que explicou sobre coleta seletiva, com o objetivo de despertar a consciência ambiental e incentivar o manejo e destinação correta dos resíduos sólidos. A ação é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, formando multiplicadores e conscientizando as futuras gerações sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “É de grande importância a inserção da educação ambiental nas escolas no que diz respeito a preservação do meio ambiente através de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos recicláveis e descartar de maneira correta, com o propósito dos alunos entender seu papel de cidadão em relação aos problemas ambientais”, disse a engenheira.

A Secretária de Meio Ambiente, Cintia Fabiana Rincão disse que a secretaria fica à disposição da comunidade, não só em datas específicas mas durante todo o ano, para realização de atividades que busquem esta conscientização. “A nossa principal meta é conscientizar essa geração do futuro sobre a importância do meio ambiente como um todo. Tentando construir uma nova formação social, onde todas as questões ambientais são refletidas, desenvolvendo a competência e a habilidade dos estudantes”, afirmou a secretária de Meio Ambiente.

O prefeito Iraldo Ebertz que acompanhou a palestra na escola municipal conta que “Falar sobre educação ambiental especialmente para os pequeninos, com certeza trará muitos frutos no futuro, para a nossa cidade. Pois as crianças de hoje são o futuro do amanhã”, destacou o prefeito.

O projeto Tapurah Capacitar visa atender a ações presentes no Plano de Saneamento Básico, em especial, promover a saúde coletiva tendo por objetivo o desenvolvimento sustentável e a saúde ambiental. Com foco na saúde coletiva da comunidade em ações preventivas, promoção de consumo de alimentação saudável, bem como, da implementação de ações pertinentes ao Projeto Tapurah Capacitar, o projeto corresponde a temas fundamentais como: a coleta seletiva; a alimentação saudável; o consumo de água de forma consciente; a reutilização de materiais como forma de geração de renda e manutenção de recursos naturais e ações educativas associadas à educação, assistência social e saúde.

Colaborando assim para a minimização de indicadores de dengue e outras doenças em nossa comunidade, ainda da minimização dos problemas de saúde coletiva, da melhoria da coleta seletiva, do uso da água em todo o munícipio.

Maurício Dalepiane
Assessor de Comunicação – Prefeitura de Tapurah – MT
Jornalista DRT 2047/MT
(65) 99285.0608
(66) 3547-3600

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here