Saúde de Tapurah realiza ações para o Outubro Rosa 2019

A Secretaria Municipal de Saúde inicia as ações de conscientização relativas à saúde da mulher na campanha Outubro Rosa 2019. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde de Tapurah irão ofertar uma programação diferenciada com várias atividades direcionadas aos cuidados preventivos referentes ao câncer de mama e de colo de útero. Nesse período, serão reforçados os exames preventivos ginecológico. A programação também visa intensificar as orientações e serviços sobre outros aspectos de saúde buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

Dada a importância do tema, a Secretaria Municipal de Saúde informa os dias D de cada Unidade Básica, que são: 11/10 – UBS I – às 8h; 18/10 – UBS III – às 8h; 25/10 – UBS II – às 13h; 25/10 – UBS IV – às 8h. nas Unidades serão realizadas ações educativas voltadas para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além da coleta de preventivo de câncer de colo de útero.

É celebrada anualmente, no mês de outubro, a luta mundial em prol da prevenção do câncer de mama com a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo combater e conscientizar sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo – são cerca de 460 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marco Felipe, a iniciativa fortalece as ações já desenvolvidas pela Prefeitura na prevenção da saúde para as mulheres, coletas de exames e testes rápidos, além de orientações e entre outras práticas. “A ideia principal é chamar a atenção da comunidade, reforçar os atendimento e mostrar a importância do processo de prevenção. Nos casos de câncer de mama e de colo de útero, por exemplo, as chances de cura podem chegar a 100% quando a doença é identificada precocemente. Por isso, esperamos a adesão das mulheres para que as informações sejam multiplicadas e alcancem o maior número de pessoas”, disse o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here