Tapurah atinge ótimos resultados no PDI e os apresenta a sociedade e ao TCE

Na noite da última sexta-feira-feira (31/01) seguindo o cronograma do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, a Prefeitura Municipal de Tapurah apresentou os Resultados de 2019 do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). O evento aconteceu no Centro de Cidadania e Transformação (CCT) e contou com a presença do Prefeito Municipal de Tapurah Iraldo Ebertz, de todos os Secretários Municipais, vereadores e convidados.

Após a apresentação inicial, realizada pelo Coordenador do PDI Augusto de Oliveira foi ouvido o relato de cada Secretário das diferentes pastas a respeito dos resultados obtidos. Tapurah atingiu 73% das metas de 2019.  As informações lançadas no Programa facilita o acompanhamento do TCE-MT junto a execução do Planejamento Estratégico nos municípios que aderiram ao PDI.

O PDI foi instituído pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir com a gestão pública, melhorando a prestação de serviços, com um modelo de administração orientada para os resultados à sociedade. O foco do programa é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

Nos últimos quatro anos, Tapurah vem apresentando excelente resultados mantendo-se todos os anos com desempenho estratégico sempre acima de 70% das metas alcançadas. Segundo avaliação técnica da equipe do PDI no TCE-MT o PDI forneceu a administração municipal de Tapurah um planejamento estratégico das ações, aumentado a eficiência operacional em todas as áreas. No ano passado o município alcançou o segundo lugar em gestão de frotas do Estado, gerando economia de 14,93% nos gastos com pneus, diminuição do consumo de combustíveis em 5.263 litros em média por mês, aumento na eficiência da frota com o aprimoramento nos processos de manutenção preventiva e corretiva.

Outro ponto em destaque foi a diminuição de 40, 62% no consumo de material de expediente, com a implantação dos processos digitais, planejamento das compras e unificação do estoque no almoxarifado central. Na área de Educação, foi criada a avaliação diagnóstica nas escolas atingindo 100% dos estudantes, elevando de 52,30% para 78,85% em português e de 52,80% para 84,21% em matemática os percentuais de alunos com aprendizado adequado. Ainda na Educação, houve a economia de 10% nos custos da merenda escolar mesmo com a inclusão do café da manhã.

Conforme Guilherme Almeida, representante do TCE, Tapurah é uma cidade em constante crescimento. “Acompanhamos mensalmente as metas e objetivos de casa secretaria, proporcionando segurança na execução dos projetos e um melhor desempenho”.

Para o Prefeito Iraldo Ebertz, os Resultados obtidos em 2019 refletem a boa situação que se encontra a administração Pública de Tapurah. “Estes resultados fortalecem o compromisso de administrarmos a nossa cidade pautada na ética e na transparência. Com o PDI podemos observar muitos avanços, no embelezamento da cidade, asfalto, na educação, saúde”, finalizou o prefeito.

Os municípios que participam do PDI recebem gratuitamente do TCE- MT vários produtos e sistemas tais como o Diário Oficial de Contas, Plenário Virtual, do Protocolo Virtual, do Portal de Serviços, dos sistemas GPE Cidadão, GeoObras, Radar de Controle Público entre outros. Todas as atividades do PDI são executadas pela Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras – SAUG.

São adesos ao PDI os seguintes municípios: Alta Floresta, Sinop, Água Boa, Querência, Cáceres, Diamantino, Cuiabá, Campo Verde, Várzea Grande, Confresa, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Nortelândia, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Primavera do Leste, Juscimeira, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Juína, Itiquira e Rondonópolis.

MELHORIAS DOS INDICADORES ATRAVES DA FERRAMENTA PDI NA ATUAL GESTÃO:

– Segundo lugar em gestão de frotas do estado conforme avaliação da ferramenta aprimora do TCE-MT, com resultado positivo, gerando economia de 14,93% nos gastos com pneus, diminuição do consumo de combustíveis em 5.263 litros em média por mês, aumento na eficiência da frota com o aprimoramento nos processos de manutenção preventiva e corretiva.

– Diminuição de 40, 62% no consumo de material de expediente, com a implantação dos processos digitais, planejamento das compras e unificação do estoque no almoxarifado central.

– Criação da avaliação diagnóstica nas escolas atingindo 100% dos estudantes, elevando de 52,30% para 78,85% em português e de 52,80% para 84,21% em matemática os percentuais de alunos com aprendizado adequado, economia de 10% nos custos da merenda escolar mesmo com a inclusão do café da manhã.

– Diminuição de 31,60% das famílias em condições de extrema pobreza, através das oficinas profissionalizantes e acompanhamentos da área de ação social.

– Na secretaria de saúde, as ações do PDI direcionaram a secretaria para o foco em humanização da saúde, foco nas pessoas, com aumento do acesso da população a rede especializada privada em mais de 200% de aumento nos atendimentos em consultas com especialistas, 280% de aumento em exames, e 226% em cirurgias.

– O pdi forneceu a administração um planejamento estratégico das ações, aumentado a eficiência operacional em todas as áreas.

– Integrou a administração, trazendo todos os envolvidos para somar na busca de soluções sustentáveis para as políticas públicas, inserindo os servidores na missão institucional, resultados de gestão.

– Ferramenta de gestão que se comprovou de extrema importância para o gestor municipal acompanhar a evolução das ações em todas as frentes e trabalho, monitorando as ações que necessitavam de aprimoramento, bem como reconhecer aquelas que se mostraram viáveis.

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